Ana Cláudia Pimenta

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Formação Académica

  • Curso de Educadores de Infância (Escola Superior de Educação de Santarém – Instituto Politécnico de Santarém)
  • Curso de Qualificação para Outras Funções Educativas na Área de Educação Especial – Problemáticas de Risco, especialidade em domínio Cognitivo e Motor (Escola Superior de Educação de Torres Novas)
  • Mestrado em Desenvolvimento da Criança na variante de Desenvolvimento Motor (Faculdade de Motricidade Humana – Universidade Técnica de Lisboa)
  • Mestrado em Ciências da Educação – Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria – Instituto Politécnico de Leiria)
  • Formadora acreditada pelo Conselho Científico de Formação Contínua


Experiência Profissional

  • 1995/2005 – Educadora de infância em Instituições Particulares de Solidariedade Social e Jardins de Infância do Ministério de Educação.
  • 2005/Atualidade – Docente de educação especial, grupo 910, atualmente a desempenhar funções na Escola Básica e Secundária de Ourém, responsável pela Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência (2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário) – Agrupamento de Escolas de Ourém.
  • Desde 2010/11 – Coordenadora do departamento de educação especial, elemento do conselho pedagógico e avaliadora do desempenho docente.
  • Desde 2012/13 – Elemento da secção de avaliação do desempenho docente.

 


 

 Título da comunicação
“Incluir na diversidade”

Resumo
Os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Ourém encontram-se dispersos por uma vasta área geográfica. Após duas agregações, uniram-se à Escola Básica e Secundária de Ourém, única escola pública com ensino secundário do concelho, as zonas de Ourém Norte, Fátima e Freixianda, das quais resultou um agrupamento composto por 21 estabelecimentos para além da escola sede (6 de educação pré-escolar, 9 de 1.º CEB, 5 centros escolares de tipologia EB1/JI e 1 de escola de 2.º e 3.º ciclos) dispersos geograficamente por 7 das freguesias do concelho.
Dadas as características geográficas do agrupamento, a sua população escolar é bastante heterogénea, albergando um número significativo de alunos com problemáticas como o autismo ou a multideficiência, uns que se encontram institucionalizados, outros vivendo no seio das suas famílias, ambos incluídos no ensino regular e para os quais houve a necessidade de encontrar respostas. Foi nesse âmbito que em 2008 foi criada a Unidade de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbação do Espetro do Autismo – UEEEAPA (atualmente a funcionar no Centro Escolar Beato Nuno) e em 2011 a Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência – UAEEAM (Centro Escolar Cova da Iria). No presente ano letivo, foi autorizada a criação da UAEEAM (2.º e 3.º CEB e ensino secundário), na escola sede do agrupamento, Escola Básica e Secundária de Ourém. Ao longo dos anos, têm sido estabelecidas parcerias com outros agrupamentos, permitindo que alunos oriundos desses agrupamentos frequentem as Unidades do nosso agrupamento.
Além dos docentes e assistentes operacionais, intervêm com os nossos alunos os psicólogos do serviço de psicologia e orientação e as técnicas do Centro de Recursos para a Inclusão (CRI, protocolo estabelecido com o Centro de Reabilitação e Integração de Fátima). Contamos ainda com a intervenção dos técnicos da Equipa Local de Intervenção (ELI Precoce de Ourém – Centro de Recuperação Infantil Ouriense).
Para os alunos com currículo específico individual (artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro), maiores de 15 anos, têm sido implementados Planos Individuais de Transição (artigo 14.º do normativo atrás referido), resposta que tem sido amplamente elogiada por todos os intervenientes: alunos, encarregados de educação, docentes e monitores das empresas.
A nossa apresentação centra-se nas respostas específicas e diversificadas que permitem “Incluir na Diversidade” os alunos do Agrupamento de Escolas de Ourém.

 


 

Apresentação