Ana Rodrigues

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Doutorada em Educação Especial; Licenciada e Mestre em Educação Especial e Reabilitação; Frequência do 5º ano de Psicologia Clínica – área cognitivo-comportamental e integrativa (realizou estágio curricular no Serviço de Atendimento à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa; a terminar tese de mestrado)
Doutoramento desenvolvido no domínio da Avaliação e Diagnóstico da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (adiante PHDA).
Curso de Formação Avançada em Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção pela Universidade de Harvard em 2001; Curso Básico de Treino Parental no Programa Anos Incríveis no País de Gales e Portugal.
Atualmente, e desde 1990, é docente da Faculdade de Motricidade Humana, lecionando nos cursos de Licenciatura e Mestrado em Educação Especial, Reabilitação Psicomotora e Mestrado em Desenvolvimento da Criança.
Leciona também na Unidade Curricular de Áreas de Aplicação da Psicologia Educacional, do 4º ano do mestrado Integrado em Psicologia.
Foi, entre 2004 e 2012, coordenadora do núcleo de PHDA e outras perturbações do comportamento do Cadin;
Entre 2000 e 2006, coordenadora da equipa clínica do EICHO (Espaço de Intervenção para a Criança Hiperactiva); É membro da Direcção do Centro Doutor João dos Santos a Casa da Praia.
É técnica de Educação Especial e Reabilitação desde 1989, tendo exercido actividade clínica em diversas clínicas privadas e exercendo actualmente no Pin-Progresso infantil. É orientadora de estágios em Educação Especial e Reabilitação Psicomotora desde 1991 em diferentes contextos desde a Saúde à Educação.
Experiência na área da intervenção comunitária, em especial no desenvolvimento de programas de treino de competências pessoais e sociais para a prevenção do desajustamento comportamental.
Foi investigadora responsável e investigadora em projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia na área da PHDA e Perturbações do Comportamento na infância.
É formadora acreditada pelo Conselho Científico de Formação Contínua tendo experiência na formação de professores e educadores na área dos problemas de comportamento e educação especial.
Interesses na área da PHDA e perturbações do comportamento na infância e adolescência, nomeadamente na avaliação e diagnóstico e em programas de intervenção clínica, parental e escolar.

 


 

Título da comunicação
"Intervenção em PHDA"

 


 

Apresentação

 

Registo áudio