Paula Maria Vieira Borda d’Água

 

 

Curriculum Vitae

 


 

Título da comunicação
“Promoção da Inclusão”

Resumo
A Educação Especial é uma vertente da escola moderna que despontou com a reestruturação das escolas regulares para atender às necessidades de todas as crianças.
Os alunos com Necessidades Educativas Especiais não são apenas os que têm deficiências aos níveis sensoriais (visão e audição), motor ou mental. As Necessidades Educativas Especiais abrangem todos os alunos que apresentam problemas educativos de caráter prolongado e graves dificuldades a nível escolar.
O Agrupamento de Escolas Conde de Ourém desenvolve e adequa estratégias que visam motivar e simultaneamente responder às necessidades dos seus alunos.
Dentro da perspectiva de Escola Inclusiva, o apoio prestado centra-se nas metodologias diferenciadas e na resolução cooperativa de problemas com um nível motivador de exigência que leve os alunos a experimentar e querer saber. Promove-se um desafio apropriado e de qualidade, para que os alunos evidenciem sucesso de acordo com o seu potencial, o mesmo significa que se deverão adaptar as exigências não de forma diminutiva mas sim adequada a cada um dos alunos.
De acordo com os princípios deste projecto “Promoção da Inclusão”, a escola será um espaço significativo e digno onde os alunos, professores e familiares se sintam respeitados, valorizados e acolhidos.

 


 

Apresentação