André Cláudio Simão Brás

 

Data de Nascimento: 21 Agosto 1979 – 35 anos
Naturalidade: Sé Nova – Coimbra
Escolaridade: realizada em Coimbra
Curso Superior: Licenciatura em Enfermagem na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (Coimbra), na vertente de Cuidados de Saúde Primários em 2002


Especialidade de Enfermagem de Saúde Comunitária em 2008 na mesma escola, já denominada Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
Início de funções como enfermeiro em Outubro de 2002, no Centro de Saúde Arnaldo Sampaio (Leiria), na Extensão da Bajouca.
Em Agosto de 2003, início de funções no Centro de Saúde de Alcobaça, posteriormente em Janeiro de 2004, na Extensão da Benedita
Em Abril de 2005, transferência por concurso para o Centro de Saúde de Ferreira do Zêzere.
A 13 de Setembro de 2011, foi constituída a Equipa de Intervenção Precoce de Ferreira do Zêzere e Tomar, tendo sido eleito como coordenador da equipa.
A 18 de Março de 2014, início de funções na Unidade de Cuidados na Comunidade Maria Dias Ferreira.
 


 

Título da comunicação
O Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância


Resumo
De acordo com a Convenção da Nações Unidas dos Direitos da Criança e os princípios daí decorrentes e do Plano de Acção para a Integração das Pessoas com Deficiência ou Incapacidade 2006-2009, foi criado o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI) - Decreto-Lei nº 281/2009 em 6 de Outubro.O SNIPI assenta no trabalho conjunto dos Ministérios da Saúde, da Educação e do Trabalho e Solidariedade Social, envolvendo as famílias e comunidade. O SNIPI tem como objectivo primordial garantir que as crianças até aos 6 anos de idade sejam alvo de Intervenção Precoce na Infância onde se incluem medidas de apoio integrado dirigidos à criança e sua família e acções de prevenção e reabilitação no âmbito das actividades desenvolvidas pelos técnicos dos Ministérios envolvidos no SNIPI.As intervenções junto das crianças com alterações (ou em risco) do seu normal desenvolvimento deverão ser o mais precoce possíveis, possibilitando que as crianças atinjam o desenvolvimento de capacidades para a participação na sociedade e potenciando a sua integração como adultos autónomos  ao corrigir/diminuir as suas limitações.Desse modo, é fundamental integrar o mais precocemente possível todos os serviços que constituem o SNIPI, actuando perante as crianças, famílias e comunidade.



 

Apresentação